Autoavaliação e Planejamento
Publicado: 27/08/2020 - 10:46
Última modificação: 11/04/2025 - 16:43
A UFU conta com uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), criada em 2005, nos moldes do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), com o objetivo de conduzir o processo de avaliação interna da instituição em conformidade com a Lei nº 10.861/2004 e nos termos das diretrizes e portarias da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).
O objetivo da autoavaliação realizada pela CPA é identificar as condições do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, suas potencialidades e fragilidades. Os resultados do processo de autoavaliação, consolidados em um relatório, representam importante subsídio para que a instituição execute ações para corrigir as fragilidades e manter as potencialidades identificadas, com vistas à melhoria da sua qualidade e em consonância com o Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão (PIDE) da instituição.
- Vide: http://www.cpa.ufu.br/comissao-propria-de-availacao
Assim, internamente à UFU, o PPGE é avaliado pela CPA. Além disso, com o intuito de desenvolver um diagnóstico aprofundado em relação à autoavaliação e planejamento estratégico do PPGE, em novembro de 2019 foi criada a “Comissão para Autoavaliação e Desenvolvimento do Planejamento Estratégico do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Uberlândia”, então composta pela Profa. Dra. Ana Paula Macedo de Avellar (docente do PPGE), como presidente, pelos Profs. Drs. Cleomar Gomes da Silva e Clésio Marcelino de Jesus (docentes do PPGE), pela Secretária do Programa Camila Lima Bazani e pela discente do curso de Doutorado Ariana Cericatto da Silva. Em 2021, a comissão passou a ser composta pelos Professores Doutores e docentes do PPGE Ana Paula Macedo de Avellar (Presidente), Daniel Caixeta Andrade e Guilherme Jonas Costa da Silva, pela Secretária Camila Lima Bazani e pelo discente Benito Adelmo Salomão Neto. Em 2022, o discente foi substituído por duas discentes, Juliana Silva Guimarães (Mestrado) e Julienne de Jesus Andrade (Doutorado), mas a última saiu ainda naquele ano, permanecendo a Comissão com os demais membros.