Perguntas Frequentes
Perguntas Frequentes
Sim. Não há pagamento de mensalidade nem de qualquer outra taxa.
As vagas dos cursos de Mestrado e Doutorado do PPGE-UFU destinam-se a egressos de cursos de graduação de longa duração (graduação plena) reconhecidos pelo MEC, assim como cursos de tecnologia em nível superior. Não podem se candidatar egressos de curso de curta duração, sequencial e assemelhados.
O ingresso no Curso de Mestrado se dá por meio de processo seletivo público e universal, regido por Edital e normas pertinentes, exclusivamente com base nos resultados do Exame Nacional de Seleção, realizado anualmente pela Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC). Maiores informações podem ser obtidas em: http://www.anpec.org.br/novosite/br/exame
O ingresso no Curso de Doutorado é feito por meio de processo seletivo público e universal, regido por Edital e normas pertinentes, contemplando três etapas: avaliação do projeto de pesquisa, avaliação do curriculum vitae, além de prova de habilitação teórica. O interessado deve sempre estar atento à divulgação do edital de seleção para o Curso de Doutorado do PPGE, para informações mais detalhadas.
Os interessados devem sempre estar atentos à divulgação dos editais de seleção do PPGE-UFU, para informações mais detalhadas.
Sim. As agências de fomento frequentemente divulgam editais de seleção para este fim e a UFU possui uma série de convênios internacionais para facilitar a inserção de doutorandos da UFU em instituições de renome internacional.
Basta ficar atento à divulgação dos editais de seleção do PPGE-UFU, na página eletrônica do Programa, ou entrar diretamente em contato com a secretaria do PPGE-UFU (ppge@ufu.br; +55 34 3239-4315 Ramal: 4315).
Sim. Há vagas para alunos especiais nos cursos de Mestrado e Doutorado do PPGE-UFU. O interessado deve sempre estar atento à divulgação dos editais de seleção para Alunos Especiais.
Sim. Há bolsas das agências de fomento para alunos de Mestrado e Doutorado. No entanto, o número de bolsas é limitado, não atendendo à totalidade dos discentes matriculados. Desta maneira, a comissão de bolsas faz análise semestral do desempenho dos bolsistas, conforme norma vigente, havendo possibilidade de trocas de bolsistas, por mérito.
Geralmente, no primeiro semestre de cada ano, com seleção no segundo semestre e matrícula no ano seguinte. Os interessados devem sempre estar atentos à divulgação dos editais de seleção do PPGE-UFU, para informações mais detalhadas.