Programa de Pós-Graduação em Economia
Publicado: 15/02/2017 - 17:44
Última modificação: 15/04/2025 - 14:01

O Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI) tem sua origem no Departamento de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que, por sua vez, nasceu da antiga Faculdade de Ciências Econômicas de Uberlândia, fundada em 1962, passando a integrar a Universidade de Uberlândia, autorizada a funcionar em 1969. Com a federalização da Universidade, em 1978, foram instituídos os Departamentos como suas unidades básicas e, nessa nova estrutura organizacional, surgiram o Departamento de Economia (atualmente IERI) e o Curso de Graduação em Ciências Econômicas.
O Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGE-UFU) iniciou suas atividades em 1996, com a implementação do Mestrado stricto sensu em Desenvolvimento Econômico. Em 2000, passou a ser denominado Mestrado em Economia. Em 2007, foi implementado o Curso de Doutorado, passando o programa a ter a sua denominação atual: Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE).
O PPGE tem como Área de Concentração o Desenvolvimento Econômico. São linhas de pesquisa do PPGE: i) Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade; ii) Análise de Políticas Públicas; iii) Economia Política, Economia Regional e Desenvolvimento; iv) Macroeconomia, Dinâmica Macroeconômica e Economia Internacional; v) Microeconomia, Economia Industrial e da Tecnologia. Já as áreas de pesquisa do PPGE são diversificadas e abrangem: Macroeconomia, Economia Monetária e Financeira; Comércio e Estrutura Produtiva na Economia Internacional; Crescimento e Desenvolvimento Econômico; Economias Agrária e dos Recursos Naturais; Economia do Setor Público; Economia Política e Teoria da Dependência; Economia Regional e Urbana; Economia Social e do Trabalho; Microeconomia, Economia Industrial e da Tecnologia; Relações Monetárias e Financeiras Internacionais.
O IERI, Unidade à qual o PPGE é vinculado, conta com oito núcleos de pesquisas, que congregam discentes e docentes e dão suporte às atividades desenvolvidas nas linhas de pesquisa do PPGE. Os docentes do PPGE atuam direta e indiretamente nesses núcleos, que são: Núcleo de Desenvolvimento Econômico; Núcleo de Desenvolvimento Regional e Urbano; Núcleo de Economia Aplicada; Núcleo de Economia Social e do Trabalho; Núcleo de Estudos e Pesquisas em Relações Internacionais; Núcleo de Estudos Rurais; Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Diferença na Política Internacional; e Núcleo de Pesquisas e Estudos em Direitos Humanos.
Os estudos desenvolvidos no PPGE são diversificados em termos de temas e abordagens metodológicas, abrangendo variadas áreas da Economia. Historicamente, pesquisas desenvolvidas no PPGE contam com o apoio de várias agências de fomento e organizações
Além dos cursos de Mestrado e Doutorado, o PPGE mantém um programa de estágio pós-doutoral, no contexto do Programa de Pós-Doutorado da Universidade Federal de Uberlândia. Soma-se a isso o Edital anual para a seleção de alunos especiais para os Cursos de Mestrado e Doutorado em Economia. Tais discentes são oriundos de outros cursos de pós-graduação da própria UFU e de outras instituições de ensino, assim como futuros candidatos procurando uma ambientação prévia ao sistema de pós-graduação em economia da UFU.
Destaca-se, ainda, a inserção regional do PPGE, em particular, e do IERI em geral. O PPGE dispende esforço de investigação sobre questões relacionadas ao desenvolvimento da região geográfica em que está inserido, o Triângulo Mineiro e o Cerrado Brasileiro, o que se reflete nas atividades de docência, orientação e pesquisa de parte dos seus docentes, especialmente aquelas relacionadas às temáticas do desenvolvimento territorial, desenvolvimento rural, financiamento agrícola, agricultura familiar, segurança alimentar, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Ademais, atua em conjunto com o Centro de Pesquisas Econômico-Sociais (CEPES-UFU) na confecção de indicadores, relatórios e boletins com grandes alcances sobre a realidade da cidade de Uberlândia e de sua região.
De acordo com o Regimento Interno do Instituto de Economia, as competências do Colegiado e do Coordenador são:
Competências do Colegiado:
I - cumprir e fazer cumprir as Normas do Programa de Pós-Graduação;
II - estabelecer as diretrizes do Programa, submetendo-as ao Colegiado e ao Conselho do IE;
III - elaborar proposta de organização e funcionamento do Programa, bem como de suas atividades correlatas;
IV - propor convênios, normas, procedimentos e ações;
V - reconhecer créditos obtidos em outros Programas de pós graduação, existentes no Brasil e/ou no exterior;
VI - aprovar o corpo de orientadores de monografias finais de Mestrado e/ou Doutorado;
VII - aprovar a composição de bancas examinadoras;
VIII - estabelecer critérios para distribuição de bolsas de estudo aos alunos;
IX - aprovar, acompanhar, avaliar e fiscalizar os planos de ensino das disciplinas;
X - promover, sistemática e periodicamente, avaliações do Programa;
XI - orientar e acompanhar a vida acadêmica, bem como proceder adaptações curriculares para alunos do programa;
XII - deliberar sobre requerimentos de alunos;
XIII - aprovar horários de aulas;
XIV - aprovar relatórios a serem enviados às agências de fomento; e
XV - aprovar o Relatório Anual de Atividades do Programa.
Competências do Coordenador:
I - cumprir e fazer cumprir as decisões do Colegiado;
II - representar o Programa;
III - articular-se com a Pró-Reitoria correlata para acompanhamento, execução e avaliação das atividades do Programa;
IV - elaborar o Relatório Anual de Atividades do Programa;
V - encaminhar ao Colegiado propostas de bancas examinadoras;
VI - encaminhar ao Colegiado nomes de docentes externos à UFU para compor o corpo de orientadores e examinadores;
VII - distribuir bolsas de estudo aos alunos, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Colegiado;
VIII - supervisionar a remessa regular ao órgão competente, de todas as informações sobre frequência, conceitos ou aproveitamento de estudos dos alunos;
IX - encaminhar ao órgão competente a relação dos alunos aptos a obter titulação;
X - deliberar sobre requerimentos de alunos quando envolverem assuntos de rotina administrativo-acadêmica;
XI - acompanhar a vida acadêmica dos alunos no que se refere aos limites de tempo mínimo e máximo de obtenção de Título;
XII - comunicar, ao Diretor da Unidade competente, irregularidades cometidas por professores do Programa;
XIII - administrar os recursos de convênios, segundo critérios aprovados pelo Colegiado;
XIV - administrar e fazer as respectivas prestações de contas dos convênios e fundos que lhe sejam delegados; e
XV - propor, em consonância, com as Unidades Acadêmicas envolvidas, o horário das aulas. Parágrafo único. Das decisões do Coordenador do Programa cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito, de acordo com o disposto no Regimento Geral da UFU.
O Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGE-UFU) iniciou suas atividades em 1996, com a implementação do Mestrado stricto sensu em Desenvolvimento Econômico. Em 2000, passou a ser denominado Mestrado em Economia. Em 2007, foi implementado o Curso de Doutorado, passando o programa a ter a sua denominação atual: Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE).
O PPGE adota uma concepção teórico-metodológica plural da Ciência Econômica, contemplando as diversas escolas de pensamento econômico. O PPGE tem como área de concentração o Desenvolvimento Econômico. Até 2023, suas linhas de pesquisa eram:
I – Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: pesquisas sobre Economia Agrária, Economia Ambiental, Segurança Alimentar e Desenvolvimento territorial, particularmente com foco no rural;
II – Economia Aplicada: pesquisas sobre Microeconomia, Macroeconomia e Economia Internacional. Mais especificamente: fluxos financeiros internacionais, análise cambial, política monetária e política fiscal, análise de processos inflacionários, macroeconomia pós-keynesiana, meio ambiente, saneamento básico, organização industrial, doença holandesa, análise de exportações, aplicação de econometria de séries de tempo, análise de dados em painel;
III – Economia e Diversidades Regionais: pesquisas voltadas para o entendimento das especificidades das realidades regionais e urbanas, analisando a concentração econômica regional e os fluxos econômicos; e
IV – Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico: pesquisas sobre o desenvolvimento econômico, com ênfase em estudos sobre o papel das políticas públicas no desenvolvimento brasileiro e nas análises comparadas com países da América Latina.
Com o passar dos anos, houve a necessidade de atualização da estrutura curricular e das linhas de pesquisa em resposta à aposentadoria de alguns docentes e à entrada de novos docentes-pesquisadores, com formações diversas e plurais. Ademais, houve a percepção de era necessária a atualização regimental visando ao fortalecimento das competências dos egressos (científicas e profissionais) e tomando por base as demandas da sociedade e os exemplos advindos de outros programas de pós-graduação em Economia.
Dado esse cenário, após ampla discussão e aprovação no Colegiado do Programa e no Conselho do IERI-UFU, em novembro de 2023, o Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (CONPEP) da UFU aprovou um novo regulamento para o PPGE. A área de concentração, Desenvolvimento Econômico, foi mantida, mas as linhas de pesquisa sofreram alterações:
I – Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade: nesta linha de pesquisa são realizados estudos teóricos e empíricos que analisam as diversas interfaces das atividades agrícolas com o desenvolvimento econômico e o meio ambiente;
II – Análise de Políticas Públicas: nesta linha são realizados estudos que discutem questões relacionadas às políticas públicas de forma ampla. A ênfase dos estudos é o Brasil, mas não são restritos a ele, com discussões para o contexto internacional, em especial o latino-americano;
III – Economia Política, Economia Regional e Desenvolvimento: nesta linha de pesquisa são realizados estudos que tratam de temas gerais do desenvolvimento em perspectiva estrutural e histórica, articulando conteúdos teóricos, históricos, empíricos e contemporâneos;
IV – Macroeconomia, Dinâmica Macroeconômica e Economia Internacional: nesta linha de pesquisa são realizados estudos que trabalham discussões teóricas, formulações e validações de modelos teóricos, discussões empíricas e aplicações econométricas relacionadas à Macroeconomia e Microdinâmica; ao Crescimento Econômico; à Economia Internacional; e às Finanças e Finanças Internacionais; e
V – Microeconomia, Economia Industrial e da Tecnologia: nesta linha de pesquisa são realizados estudos que incorporam discussões baseadas na Teoria Microeconômica e nas abordagens que constituem o arcabouço de Economia Industrial e da Economia da Tecnologia. Ademais, são desenvolvidos estudos empíricos que analisam questões relevantes sob a perspectiva dos indivíduos, empresas, mercados e Estado.
Refletindo sua missão, o PPGE tem como objetivo geral o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área de Economia e a formação de recursos humanos qualificados para instituições públicas e privadas na área de Economia. Já os seus objetivos específicos são:
i) conferir os graus de mestre e de doutor em Economia;
ii) formar docentes, pesquisadores e profissionais na área de Economia;
iii) produzir e difundir conhecimento na área de Economia;
iv) desenvolver estudos e pesquisas sobre o desenvolvimento econômico.
O PPGE tem como missão desenvolver estudos e pesquisas na área de Economia e formar recursos humanos qualificados para instituições públicas e privadas, o que se alinha fortemente à missão da UFU de desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão de forma integrada, realizando a função de produzir e disseminar as ciências, as tecnologias, as inovações, as culturas e as artes, e de formar cidadãos críticos e comprometidos com a ética, a democracia e a transformação social.
O PPGE possui uma sala de coordenação equipada com computador, impressora, acesso à internet, telefone e ar-condicionado. As atribuições da secretaria acadêmica são executadas por secretária específica, que é doutoranda em Administração e Mestre e graduada em Contabilidade, auxiliada por um terceirizado, doutorando em Filosofia, e outros técnicos administrativos lotados na secretaria, no IERI e em setores de apoio da UFU. Destaca-se a alta qualificação da secretária e do terceirizado, os mais diretamente associados à secretaria do PPGE, o que se reflete na alta qualidade do trabalho executado, no fácil entendimento das especificidades de um PPG e nos excelentes relacionamentos interpessoais com docentes e discentes. A secretaria acadêmica ocupa sala própria com mobiliário adequado, computadores conectados à internet, impressoras, telefones, ar-condicionado e uma cozinha equipada em anexo, também usada por docentes e discentes.
No prédio em que está situado, o PPGE dispõe de:
i) salas multiuso: três salas exclusivas de aula, equipadas com mobiliário, aparelhos de ar-condicionado, computadores ligados à internet, quadros brancos, projetores datashow e telas de projeção. Uma das salas está equipada com equipamentos de webconferência;
ii) salas de webconferência: duas salas equipadas para webconferência, o que possibilita bancas de qualificação e defesas de Dissertação e Tese de forma remota, síncrona e com interação, permitindo o contato entre docentes e discentes e pesquisadores de outras universidades e centros de pesquisa, nacionais e internacionais, e, assim, a troca de conhecimentos e experiências e a criação de redes de pesquisa;
iii) salas de docentes: cada uma compartilhada por dois ou três docentes e com mobiliário adequado, computadores conectados à internet, impressoras, telefone e ar-condicionado. Assim, cada docente conta com espaço próprio e climatizado para realizar suas atividades de pesquisa, preparo de aulas e orientações;
iv) salas dos núcleos de pesquisa: salas com mobiliários adequados, ares-condicionados, computadores ligados à internet, bancadas e mesas para reuniões. Os discentes utilizam essas salas para realizarem estudos para as disciplinas e desenvolverem seus trabalhos; e
v) laboratórios de ensino e pesquisa: três laboratórios para uso de discentes da graduação e pós-graduação, um deles exclusivo do PPGE. Todos os laboratórios são equipados com mobiliário adequado, ares-condicionados, 51 computadores conectados à Internet, lousas brancas, datashows e escaninhos para uso dos discentes. Um deles possui lousa interativa. Os laboratórios são utilizados pelos discentes para o desenvolvimento de suas pesquisas e atividades didáticas de disciplinas que abordam métodos quantitativos ou com conteúdo mais aplicado, as quais fazem emprego de softwares especializados e bancos de dados. Os computadores possuem grande capacidade de processamento e pacote básico de softwares (por exemplo, Word e Excel) e softwares especializados com ferramental quantitativo (Mathematica, MatLab, SPSS, EViews, Stata, Microfit, Software R etc.).
O campus Santa Mônica da UFU, onde está localizado o PPGE, dispõe de infraestrutura ampla e variada, desde lanchonetes até biblioteca, que proporciona condições de estudo e socialização. Destacam-se aqui: a) os quinze auditórios, nos quais são realizados alguns eventos do PPGE, com capacidades de lotação que variam de 70 a 350 pessoas sentadas, projetores datashow, equipamentos de áudio e visual e acesso à internet; e b) o restaurante universitário, os centros de vivência e as quadras esportivas, que são utilizados pelos discentes para alimentação e lazer.
A UFU tem milhares de pontos de acesso gratuitos à internet por meio de rede cabeada, pela rede Wi-Fi própria e pela rede EDUROAM Wi-Fi, em parceria com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP). A UFU conta, ainda, com outros serviços da RNP, como: Conferência Web; Comunidade Acadêmica Federada (CAFe); Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEdu); e transmissão de sinal de televisão e de vídeos ao vivo. Há estúdios de televisão e rádio para esse fim e que também são utilizados para gravar aulas.
O Sistema de Bibliotecas da UFU (SISBI/UFU) é composto por nove bibliotecas. Embora docentes e discentes possam usar os espaços de todas as bibliotecas e acessar os acervos, devido à localização do PPGE, vale destacar a Biblioteca Central, no campus Santa Mônica, que conta com obras de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Linguística, Letras e Artes. A biblioteca contém espaços para: serviços técnicos e administrativos; acervo; estudo em grupo e individual (inclusive cabines isoladas), com tomadas e acesso à internet; empréstimos; pesquisa na base local; exposição; salas de estudo 24 horas, multiuso e de treinamentos e anfiteatro.
O SISBI/UFU utiliza o software SophiA, sistema multiusuário que gerencia os serviços automatizados de catalogação, consulta, circulação e estatística. No site de seu acervo (https://acervo.bibliotecas.ufu.br), os usuários podem consultar o catálogo, autogerir as renovações e reservas de material e o recebimento de notificações sobre disponibilidade, expiração de reservas e vencimentos dos empréstimos. Ademais, há acesso a bases de dados e periódicos eletrônicos, de acesso público, restrito ou temporário. Para o PPGE, os serviços e condições do SISBI/UFU são importantes, tanto em função da ampla disponibilidade de livros físicos relacionados à Economia e áreas afins como de periódicos internacionais e nacionais, com artigos que podem contribuir para as pesquisas dos docentes e discentes e suas Dissertações e Teses.
Ainda em relação ao SISBI/UFU, a plataforma digital Minha Biblioteca, provedora de conteúdo universitário, tem um acervo de mais de 10 mil títulos técnicos e científicos, inclusive de Economia e áreas afins. No Repositório Institucional UFU, são depositados os trabalhos de conclusão de cursos, as Dissertações e as Teses, sendo uma relevante fonte bibliográfica para os discentes. Já as bases de dados disponibilizadas podem ser fontes de informações para as pesquisas.
Horário de atendimento ao público:
2ª a 6ª feira
08:00 às 12:00 / 13:00 às 17:00
Secretária: Camila Lima Bazani