Programa de Pós-Graduação em Economia
Publicado: 15/02/2017 - 17:44
Última modificação: 05/06/2023 - 08:39
O Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI) tem sua origem no Departamento de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que, por sua vez, nasceu da antiga Faculdade de Ciências Econômicas de Uberlândia, fundada em 1962, passando a integrar a Universidade de Uberlândia, autorizada a funcionar em 1969. Com a federalização da Universidade, em 1978, foram instituídos os Departamentos como suas unidades básicas e, nessa nova estrutura organizacional, surgiram o Departamento de Economia (atualmente IERI) e o Curso de Graduação em Ciências Econômicas.
O PPGE tem como Área de Concentração o Desenvolvimento Econômico. São linhas de pesquisa do PPGE: i) Economia Aplicada; ii) Economia e Diversidades Regionais; iii) Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; iv) Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico. Já as áreas de pesquisa do PPGE são diversificadas e abrangem: Macroeconomia, Economia Monetária e Financeira; Comércio e Estrutura Produtiva na Economia Internacional; Crescimento e Desenvolvimento Econômico; Economias Agrária e dos Recursos Naturais; Economia do Setor Público; Economia Política e Teoria da Dependência; Economia Regional e Urbana; Economia Social e do Trabalho; Microeconomia, Economia Industrial e da Tecnologia; Relações Monetárias e Financeiras Internacionais.
O desenvolvimento das pesquisas do PPGE-UFU está ancorado em seis núcleos de pesquisas, que congregam discentes e docentes, e dão suporte às atividades desenvolvidas nas linhas de pesquisa do PPGE: Núcleo de Economia Aplicada; Núcleo de Desenvolvimento Econômico; Núcleo de Economia Social e do Trabalho; Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Regional e Urbano; Núcleo de Estudos e Pesquisa em Relações Internacionais; e Núcleo de Estudos Rurais.
Destaca-se, também, a inserção regional do PPGE, em particular, e do IERI em geral. O PPGE dispende esforço de investigação sobre questões relacionadas ao desenvolvimento da região geográfica em que está inserido, o Triângulo Mineiro e o Cerrado Brasileiro, o que se reflete nas atividades de docência, orientação e pesquisa de parte dos seus docentes, especialmente aquelas relacionadas às temáticas do desenvolvimento territorial, desenvolvimento rural, financiamento agrícola, agricultura familiar, segurança alimentar, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
Além dos cursos de Mestrado e Doutorado, o PPGE mantém um programa de estágio pós-doutoral, no contexto do Programa de Pós-Doutorado da Universidade Federal de Uberlândia. Soma-se a isso o Edital anual para a seleção de alunos especiais para os Cursos de Mestrado e Doutorado em Economia. Tais discentes são oriundos de outros cursos de pós-graduação da própria UFU e de outras instituições de ensino, assim como futuros candidatos procurando uma ambientação prévia ao sistema de pós-graduação em economia da UFU.
De acordo com o Regimento Interno do Instituto de Economia, as competências do Colegiado e do Coordenador são:
Competências do Colegiado:
I - cumprir e fazer cumprir as Normas do Programa de Pós-Graduação;
II - estabelecer as diretrizes do Programa, submetendo-as ao Colegiado e ao Conselho do IE;
III - elaborar proposta de organização e funcionamento do Programa, bem como de suas atividades correlatas;
IV - propor convênios, normas, procedimentos e ações;
V - reconhecer créditos obtidos em outros Programas de pós graduação, existentes no Brasil e/ou no exterior;
VI - aprovar o corpo de orientadores de monografias finais de Mestrado e/ou Doutorado;
VII - aprovar a composição de bancas examinadoras;
VIII - estabelecer critérios para distribuição de bolsas de estudo aos alunos;
IX - aprovar, acompanhar, avaliar e fiscalizar os planos de ensino das disciplinas;
X - promover, sistemática e periodicamente, avaliações do Programa;
XI - orientar e acompanhar a vida acadêmica, bem como proceder adaptações curriculares para alunos do programa;
XII - deliberar sobre requerimentos de alunos;
XIII - aprovar horários de aulas;
XIV - aprovar relatórios a serem enviados às agências de fomento; e
XV - aprovar o Relatório Anual de Atividades do Programa.
Competências do Coordenador:
I - cumprir e fazer cumprir as decisões do Colegiado;
II - representar o Programa;
III - articular-se com a Pró-Reitoria correlata para acompanhamento, execução e avaliação das atividades do Programa;
IV - elaborar o Relatório Anual de Atividades do Programa;
V - encaminhar ao Colegiado propostas de bancas examinadoras;
VI - encaminhar ao Colegiado nomes de docentes externos à UFU para compor o corpo de orientadores e examinadores;
VII - distribuir bolsas de estudo aos alunos, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Colegiado;
VIII - supervisionar a remessa regular ao órgão competente, de todas as informações sobre frequência, conceitos ou aproveitamento de estudos dos alunos;
IX - encaminhar ao órgão competente a relação dos alunos aptos a obter titulação;
X - deliberar sobre requerimentos de alunos quando envolverem assuntos de rotina administrativo-acadêmica;
XI - acompanhar a vida acadêmica dos alunos no que se refere aos limites de tempo mínimo e máximo de obtenção de Título;
XII - comunicar, ao Diretor da Unidade competente, irregularidades cometidas por professores do Programa;
XIII - administrar os recursos de convênios, segundo critérios aprovados pelo Colegiado;
XIV - administrar e fazer as respectivas prestações de contas dos convênios e fundos que lhe sejam delegados; e
XV - propor, em consonância, com as Unidades Acadêmicas envolvidas, o horário das aulas. Parágrafo único. Das decisões do Coordenador do Programa cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito, de acordo com o disposto no Regimento Geral da UFU.
O Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGE-UFU) iniciou suas atividades em 1996 com a implementação do Mestrado em Desenvolvimento Econômico. Em 2000, passou a ser denominado Mestrado em Economia. Em 2007, iniciou-se o Curso de Doutorado, passando o programa a ser denominado Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE), com uma concepção teórico-metodológica plural da Ciência Econômica, contemplando as diversas escolas de pensamento econômico.
O PPGE tem como objetivo geral o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área de Economia e a formação de recursos humanos qualificados para instituições públicas e privadas na área de Economia. Os objetivos específicos do PPGE são:
i) Conferir os graus de mestre e de doutor em Economia;
ii) Formar docentes, pesquisadores e profissionais na área de Economia;
iii) Produzir e difundir conhecimento na área da Economia;
iv) Desenvolver estudos e pesquisas sobre o desenvolvimento econômico.
Desenvolver estudos e pesquisas na área de Economia e formar recursos humanos qualificados para instituições públicas e privadas.
O PPGE-UFU conta com 1 laboratório exclusivo para uso dos discentes de pós-graduação, equipado com 18 computadores conectados à Internet, equipados com pacote básico de softwares e com softwares especializados de matemática, estatística e econometria (Mathematica, MatLab, SPSS, EViews, Stata, Microfit 5.0), além da possibilidade de acesso a bancos de dados. Além disso, há mais 2 laboratórios de uso exclusivo dos discentes de graduação e pós-graduação, equipados com um total de 40 computadores conectados à Internet.
O PPGE-UFU também possui 3 salas exclusivas para o desenvolvimento das aulas didáticas da pós-graduação, sendo uma delas equipada para videoconferência, visando dinamizar o contato dos docentes de discentes do PPGE com outras escolas e centros de pesquisa.
Horário de atendimento ao público:
2ª a 6ª feira
08:00 às 12:00 / 13:00 às 17:00
Secretária: Camila Lima Bazani