Serviço
Teses e Dissertações - Procedimento para envio de versão final
por Portal PPGE IE
Publicado: 19/04/2017 - 15:53
Última modificação: 25/01/2021 - 14:24
Publicado: 19/04/2017 - 15:53
Última modificação: 25/01/2021 - 14:24
Público-alvo:
Estudante
Definições:
Instruções para a defesa e para a solicitação de diploma
- Antes da defesa, o aluno deverá verificar no Setor de Atendimento ao Aluno da UFU se há pendências documentais. Na ausência de documentos obrigatórios, o diploma não será emitido.
- Por orientação da DIAPG, toda versão da Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado a ser apresentada para a banca de defesa deverá constar obrigatoriamente a ficha catalográfica. Logo, a ficha deverá ser solicitada antes da defesa..
- Com a automatização eletrônica de emissão de ficha catalográfica, pela biblioteca, para Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, o discente deverá solicitar a ficha catalográfica pelo Portal do Estudante (ver instruções).
- Ao gerar a ficha no Portal, inseri-la na dissertação/tese e salvá-la em PDF-A (ver instruções).
- Após a defesa, depois que os membros da banca assinarem eletronicamente a Ata de Defesa, o egresso poderá receber a cópia da Ata de Defesa. A Coordenação do PPGE/UFU não emite certificados ou declarações de defesa ou conclusão de curso. Observação: após a defesa, a Coordenação do PPGE/UFU solicitará o registro da defesa no histórico escolar. Neste momento o acesso ao Portal do Estudante será encerrado. Assim, não há a possibilidade de edição da ficha catalográfica após o registro da defesa.
- Após a defesa, o egresso deverá realizar as modificações necessárias no trabalho e obter (via e-mail) aprovação do orientador em até 30 dias.
- Certificar-se de que a versão final contém a formatação apropriada de um trabalho científico, além de resumo na língua portuguesa e em língua estrangeira, ambos seguidos das palavras-chave nos respectivos idiomas. Se o aluno tiver dúvidas quanto a essa formatação, a Biblioteca disponibiliza profissionais treinados para fornecer orientação.
- Encaminhar para o e-mail da secretaria do PPGE a versão final da Dissertação de Mestrado / Tese de Doutorado, o e-mail com a aprovação do orientador e o “Termo de autorização para publicação do RI UFU", devidamente preenchido e assinado (ver modelo do termo). Todo esse processo deve ocorrer em até 30 dias após a data da defesa, conforme Regulamento do PPGE.
- Após a secretaria do PPGE acusar o recebimento, realizar o cadastro no Repositório Institucional UFU, criar ou registrar o seu ORCID no RI-UFU e inserir a versão eletrônica de sua Dissertação ou Tese através do autoarquivamento, para que ocorra a disponibilização da produção acadêmico-científica da universidade. O orientador deverá acessar “Meu espaço” do RI UFU e aprovar a Dissertação/Tese (ver instruções).
- Feito isto, o aluno deve comunicar a Secretaria do PPGE/UFU. A Secretaria abrirá um processo no sistema e enviará outros documentos para o SISBI (Sistema de Bibliotecas) e para a PROPP (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação), solicitando a continuidade dos procedimentos para emissão do diploma.
Observações:
- O título do trabalho deve ser idêntico ao que foi registrado na Ata de Defesa.
- As Dissertações e Teses submetidas ao RI deverão conter dados de catalogação na publicação (ficha catalográfica com Digital Object Identifier (DOI)).
- Os discentes deverão consultar o Digital Object Identifier (DOI) de todas as referências bibliográficas de sua Dissertação/Tese, e incluir o número à frente de cada referência caso tenha (ver instruções).
- Para consultar sobre a disponibilidade do diploma, ligar para 34-3291-8958.
Documentos:
Setor Responsável: